No dia 9 de Abril realiza-se no Colégio D.José I uma colheita de sangue para se encontrar possíveis dadores de Medula Óssea.
A iniciativa, que decorre entre as 9 e as 13 horas, foi organizada pelas Turmas de IGRI (Instalação e Gestão de Redes Informáticas) e Meca (Mecatrónica Automóvel) e com o apoio do CEDACE, uma organização incorporada no Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão, que coordena todas estas colheitas a nível nacional.
Esta colheita é o início de um possível processo de dádiva de Medula Óssea e, nesta fase. apenas se recolhe duas amostras de sangue para serem colocadas numa base de dados a nível internacional. Caso seja encontrado um possível dador, este terá que fazer novos testes para comprovar a compatibilidade. Num último passo, o dador terá duas formas de ajudar sendo pela própria dádiva de uma pequena parte da medula óssea através de uma intervenção cirúrgica ou através da recolha de, no próprio sangue, das células necessárias para ajudar o paciente. Contamos com a ajuda de todos.
0 comentários:
Enviar um comentário